sao_sebastiaoHoje, 20 de Janeiro, é Dia de São Sebastião! Viva!
São Sebastião é bastante famoso, pois secretamente convertia pagãos ao Cristianismo. Quando ele foi descoberto pelo imperador, não negou sua fé e assim foi condenado à morte, amarrado a um tronco e varado por flechas.
Uma viúva de nome Irene retirou as flechas de seu corpo e o tratou. Após sua recuperação, ele se apresentou novamente ao Imperador Deoclécio, o que foi considerado uma ousadia. Então, novamente foi amarrado e açoitado até a morte.
Na lenda, conta-se que São Sebastião foi visto na batalha ao lado dos portugueses contra os franceses. Além disso, a batalha coincidiu com o dia do Santo.
Não deixe de orar para São Sebastião na data de hoje e peça a Ele muita fartura em sua vida, em seu lar e que nos proteja de toda a malignidade do Universo. Segue a singela oração de São Sebastião.
Oração a São Sebastião
“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, Vós que derramastes Vosso sangue e destes Vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: a ter o poder e o prazer, que fazem viver sem fé, sem esperança e sem caridade. Protegei, com Vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. São Sebastião, Advogado contra a Epidemia, a Fome e a Guerra, rogai por nós. Amém”.
Reze também uma vez o “Pai Nosso”, “Ave Maria” e “Glória ao Pai”.
São Sebastião é considerado o Santo que nos traz fartura, emprego, abundância. Então, segue também este poderoso banho que você poderá fazer: um punhado de alecrim, um punhado de arruda e um punhado de guiné. Macere tudo em dois litros de água morna. Banhe-se do pescoço para baixo após seu banho higiênico. Durma com o banho. Prepare o banho em uma quinta-feira.
Na Umbanda, São Sebastião corresponde a Oxóssi que é um Orixá masculino responsável pela atividade da caça.
Oxóssi é filho de Iemanjá e Oxalá, rei do Ketu, é o Orixá da caça e da fartura. É associado ao frio, à Lua e à noite.
Ele ensina o equilíbrio ecológico parecendo um índio muito forte, caça os espíritos perdidos trazendo-os para a luz.
Agora, vamos a algumas de suas características:
– Animais: Javali e tatu.
– Bebidas: Vinho tinto, água de coco e caldo de cana.
– Comidas: Carne e frutas.
– Cores: Verde e azul.
– Comemoração: 20 de Janeiro.
– Corpo humano: Aparelho respiratório.
– Ervas: Alecrim, guiné, mangueira, essência de alecrim.
– Flor: flores-do-campo.
– Metais: Bronze e latão.
– Pedras: Amazonita, esmeralda, turquesa.
– Planeta: Vênus.
– Quizilas: Cabeça de animais, mel e ovo.
– Saudação: Oke Aro!
– Símbolos: Arco e flecha.
– Sincretismo: São Sebastião e São Jorge.
– Ponto da natureza: Mata.
– Sua lenda: em um dia de comemoração, havia um grande ninho de pássaros que havia sido enviado pelas mães ancestrais que não tinham sido convidadas para a festa. Nenhum caçador havia os matado ainda, até que Oxóssi, com um ebó feito pelas feiticeiras, conseguiu matá-los com apenas uma flechada.