quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Hoje é dia dos Reis Magos

Existem vários relatos sobre o nascimento de Jesus e, embora diferentes entre si, todos mencionam o aparecimento de uma estrela que indicava precisamente o local onde o fato se deu. Acompanhando a estrela seguiam os Reis Magos. Foram batizados pela Igreja católica, no século nove, como Gaspar, Melquior (ou Belchior) e Baltazar. Gaspar era um iniciado que vivia na Pérsia e na Índia; Melquior era filho de um rei árabe, e Baltazar, um iniciado egípcio.

Chegando ao local do nascimento, os magos abriram seus cofres e entregaram grande quantidade de presentes aos pais, Maria e José. Em seguida, cada um deles entregou uma moeda de ouro como presente para Jesus.

Mateus relata que o primeiro mago o presenteou com ouro, o segundo com incenso e o terceiro com mirra, para reafirmar a natureza nobre, a realeza de Jesus.

Desde o início dos tempos o ouro é um dos artigos mais valiosos. O incenso aromático era o símbolo da função sacerdotal que Jesus viria a desempenhar e a mirra simbolizava o alívio das dores que Ele sofreria em sua crucificação.

Herodes ouvira falar que os judeus estavam esperando a chegada do Messias que viria libertá-los dos opressores. Ao encontrar-se com os três reis magos, que disseram estar se dirigindo ao local de nascimento de uma criança especial, pediu-lhes que, quando de seu retorno, informassem-no sobre a exata localização de onde o fato acontecera. Nessa mesma noite, os magos sonharam que não deveriam contar nada a Herodes e, ao retornarem, optaram por outro caminho.

Herodes, quando descobriu que os três magos não voltariam para lhe passar a informação, ordenou aos seus guardas que matassem todas as crianças até dois anos. José, ao tomar conhecimento da ordem de Herodes, dirigiu-se com sua família para o Egito.

Durante o período em que residiram no Egito, os pais de Jesus aprenderam muito sobre seu relacionamento com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Recentes